Nos dias 22 e 23 de junho, a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) realizou dois encontros em mais uma etapa do projeto de Remição Pela Leitura. Nas ocasiões, os reeducandos entregaram os relatórios de leitura e realizaram as avaliações orais das obras lidas. O projeto Remição Pela Leitura tem como objetivo ser um instrumento de desenvolvimento das potencialidades dos internos, além de diminuir a negatividade da situação de cárcere.
A ação foi elogiada pela membra do Conselho dos Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Educação, Rosilene Nascimento Teles, que esteve presente nas avaliações como convidada. “Acredito que projetos que visem mudanças e melhorias no comportamento humano encontram na literatura uma ponte para se alcançar o sucesso. Este projeto tem sua relevância, por proporcionar a reflexão, a aquisição de novos conhecimentos e ampliar a visão dos leitores sobre sua realidade, permitindo pensar sobre si mesmos e rever seus posicionamentos, escolhas e novos caminhos que poderão ser trilhados num futuro próximo” ressaltou a convidada.
Conforme a recomendação N.º 44, de 26 de novembro de 2013 do Conselho Nacional de Justiça, esse projeto é uma forma de levar aos reeducandos um novo olhar sobre a vida, minimizando as negatividades que existe dentro da unidade prisional. O projeto tem parceria com a Coordenadoria de Educação e Academia Itacoatiarense de Letras, que ajuda com doação de obras literárias para as atividades.
Comments are closed.