O Complexo Prisional Anísio Jobim (COMPAJ) promoveu a 5ª Edição do Projeto Remição de Pena pela Leitura aos reeducandos do regime fechado. A atividade tem como objetivo utilizar a leitura como um instrumento de desenvolvimento das potencialidades intrínsecas do ser humano, na reinserção social e na minimização da negatividade gerada pela situação de cárcere, conforme recomendação N.º 44, de 26 de novembro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça.
A 5ª edição teve início no dia 5 de janeiro, com a entrega dos livros aos participantes, sendo finalizada no dia 17 com a devolução dos mesmos e avaliação oral sobre as obras lidas e analisadas por cada um dos 24 reeducandos que finalizaram a atividade. A comissão de avaliação foi composta pelo advogado Henrique Braga, pela assistente social Tereza Mendes, pela psicóloga Christiany Rocha e pelas assistentes sociais do IPAT convidadas, Judilena Rocha e Bianca Coutinho. Destaque ainda para a presença do juiz da Vara de Execuções Criminais- VEP, Luiz Carlos de Valois Coelho.
Após a apresentação de cada reeducando, a comissão avaliadora fez questionamentos aos reeducandos acerca da compreensão do conteúdo lido. Foi notado ótimo desempenho na apresentação oral dos reeducandos, que demonstraram boa capacidade crítica e de reflexão em relação à obra e às suas realidades de vida. Todos receberam a aprovação e manifestaram o interesse em continuar participando do projeto, que tem apoio dos setores Social, de Psicologia e Jurídico da empresa Umanizzare.
Comments are closed.