Reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) receberam no período de 25 de janeiro a 12 de fevereiro o curso de artesanato com cipó titica, material cujas criações se assemelham às feitas com o vime. O curso contou com a participação de dez internos e foi ministrado pelos artesãos Valdomiro José Serrão e Alzarina Nobre de Souza.
A atividade teve como objetivo viabilizar o trabalho com artesanato, proporcionando de forma lúdica a diminuição da tensão causada pelo ambiente carcerário, além de desenvolver a criatividade por meio da confecção de objetos a partir do cipó, que representa uma tradição principalmente em comunidades no interior do Amazonas.
O curso teve duração de 45 horas, divididas em três horas/aula diárias, de segunda a sexta-feira. Ao todo, foram confeccionadas 56 peças com cipó titica. A direção da unidade, composta pela Umanizzare, orientou os reeducandos sobre a importância das atividades e observou a aceitação e a vontade de aprender novas formas de trabalho por parte dos mesmos.
Comments are closed.