Seguindo a programação de aulas do curso de formação inicial para os 108 futuros agentes de socialização, realizado pela Escola Penitenciaria do Estado do Amazonas (ESAP), foi realizada na última sexta-feira (8) a etapa prática do curso de prevenção e combate a incêndio, no pátio do estacionamento do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), com carga horária de oito horas.
Os temas abordados foram noções gerais sobre fogo e seus elementos essenciais, divisão dos combustíveis, estudo das combustões e das causas de incêndio, classificação e classes de incêndio, processos de transmissão de calor, processo de extinção de incêndio e extintores. O objetivo do curso prático foi promover o conhecimento sobre os procedimentos necessários para a prevenção e combate a incêndios nos estabelecimentos penais, demonstrar noções básicas para prevenção, além de autonomia para desenvolver ações que minimizem os riscos de propagação das chamas.
A metodologia utilizada contou com aulas expositivas com apresentações em retroprojetor datashow, além da demonstração prática do correto manejo e utilização de extintores no combate às chamas. Os participantes foram avaliados nos quesitos frequência, participação, comportamento e também por meio de um teste escrito.
Comments are closed.