Últimas notícias
Projetos Umanizzare

Projeto Remição pela Leitura incentiva internos a buscar mais conhecimento

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Com o intuito de incentivar a leitura e levar mais conhecimento aos internos dos presídios geridos pela Umanizzare, desde 2015, todas a unidades administradas pela empresa contam com o projeto Remição pela Leitura. A ação está em consonância com a uma recomendação nº44/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para cada livro lido e a partir das resenhas das obras, realizadas pelos internos, é possível receber quatro dias de pena perdoados.

A atividade também melhora o convívio nos presídios e possibilita o acesso facilitado à educação e à literatura. Rondinelli Cavalcante, reeducando que participa do projeto, comemora o sucesso da aprendizagem. “A Remição por Leitura é uma ótima oportunidade para melhorarmos o nosso conhecimento”, conta.

A metodologia aplicada é dividida em três etapas. A primeira consiste na seleção dos participantes, a segunda diz respeito a orientação quanto à produção das resenhas ou relatórios de leitura, já a terceira etapa se trata da entrega dos resumos, que ocorre no prazo de 21 a 30 dias. Existe ainda um calendário regular de aplicação das avaliações escritas e orais, que contam com convidados de outras instituições para compor a banca avaliadora, juntamente com as equipes técnicas.

Os livros ficam disponíveis nas bibliotecas das unidades e são doados por pessoas físicas ou instituições. Todas as doações são encaminhadas para a biblioteca central da Escola de Administração Penitenciária (Esap), pertencente à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Após devida seleção e tratamento técnico, as obras são distribuídas entre os presídios. Os acervos vão desde a literatura infanto-juvenil e adulta, brasileira ou estrangeira, passando por livros de auto-ajuda e religiosos, e até mesmo relacionadas ao ramo do Direito.

Publique um comentário