Últimas notícias
IPAT

Ipat inaugura quadra poliesportiva construída por internos do projeto “Trabalhando a Liberdade”

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), inaugurou, nesta sexta-feira (29/05), uma quadra poliesportiva construída pela mão de obra carcerária. Trinta reeducandos do projeto “Trabalhando a Liberdade”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), atuaram na construção.

O trabalho, realizado em parceria com a Umanizzare Gestão Prisional, teve início no mês de janeiro e envolveu serviços de pedreiros, eletricistas, soldadores, marceneiros, pintores, entre outros.

O diretor do Ipat, Márcio Pinho, relatou que, no espaço da quadra, antes, existia uma outra, improvisada para o banho de sol. “O alambrado que existia não tinha muita segurança e exigia uma vigilância redobrada. Com essa nova construção, a quadra está totalmente concretada por todos os lados e gradeada por cima, o que dificultará a ocorrência de arremessos, por exemplo”.

“A quadra poliesportiva é um marco dentro do sistema carcerário, poucas vezes visto no Brasil”, destacou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida.

Durante a programação, 59 internos foram inseridos no projeto de ressocialização, que já contava com 57 participantes dentro da unidade. “É uma satisfação poder promover oportunidade profissionalizante àqueles que chegam aqui sem nenhuma qualificação e àqueles que se interessam em aperfeiçoar algum conhecimento prévio, trazido lá de fora”, afirmou o diretor.

Para participar do projeto, os apenados são avaliados por uma equipe multidisciplinar, composta pelos setores social, psicológico, jurídico e médico, mais gerência e a direção do presídio.

Texto: Kézia Ferreira

Fotos: Divulgação/Seap

Publique um comentário