Últimas notícias
Notícias

Matando a saudade: Com suspensão de visitas, internos conversam com familiares via telefone e vídeo

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Devido à suspensão das visitas dos familiares aos reeducandos, no mês de abril a Unidade Prisional de Itacoatiara realizou uma ação para contato via telefone e vídeochamada com entes queridos.

Por determinação da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (SEAP) foram suspensas as visitas aos presos obedecendo ao protocolo de ações preventivas contra a Covid-19 deliberado pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado e Justiça (CONSEJ). Diante da confirmação do primeiro caso da doença no Estado, a entrada de visitantes externos, sejam eles familiares, advogados ou defensores públicos, foi suspensa por período indeterminado.

​ Durante a ação, foram realizadas 295 chamadas, sendo que cada reeducando tinha direito a duas ligações de 5 minutos. Foram adotadas todas as medidas de proteção à saúde dos reeducandos para que os mesmos pudessem realizar as ligações.

​ A ação contou com a coordenação do diretor da unidade Antônio Enriques Cordeiro (SEAP); do representante da Umanizzare, Sr. Ivo Murilo, da assistente social Ana Maria Bezerra, da psicóloga Patrícia Mendes, dos supervisores Jefferson Azevedo e Fabio Samuel e dos monitores de ressocialização prisional. Para o interno Timóteo dos S.G, com a situação da pandemia e a suspensão das visitas, é por meio das ligações e vídeo chamadas que ele pode matar a saudade da mãe, dos filhos e da companheira. De acordo com a assistente social Ana Maria Bezerra, foi de suma importância esta ação na unidade. Percebe-se que os reeducandos ficaram menos ansiosos e expressaram satisfação em falar com alguém da família.

Publique um comentário