Últimas notícias
CDPF

Todas contra a H1N1: Vacinação é realizada na CDPF

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Nos dias 29 e 30 de abril, o Centro de Detenção Provisória Feminino realizou uma ação em combate à H1N1.  A ação contou com o apoio da Direção da Unidade, das equipes operacional, administrativa e técnica e da coordenação de saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a H1N1 é uma infecção viral aguda de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. De acordo com a OMS, estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito, principalmente em grupos de alto risco.

A vacinação ocorreu dentro dos pavilhões da CDPF. Vale ressaltar que, antes de iniciar a ação, o enfermeiro deu uma orientação sobre a importância da higiene das mãos com água e sabão e de evitar levar as mãos ao rosto e principalmente à boca. A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.

No total, 82 reeducandas e 81 colaboradores foram vacinados. A ação contou com o apoio do enfermeiro Anderson Viana, as técnicas de enfermagem Dalismar da Costa, Sabrina Rolim e Caroline da Silva, a dentista Rejane Marques, o educador físico Rodrigo Goes, a psicóloga Ana Paula, o apoio de projetos Francisca Kelly, a gerente de estatística Mariana Cunha e a diretora da unidade Maria do Socorro Pinto.

Publique um comentário