CDPF

Cine Cultura promove lazer e conhecimento por meio da arte

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

As reeducandas do Centro de Detenção Provisório Feminino tiveram uma sessão de cinema nos dias 4,12 e 19 de fevereiro. A atividade de Cine Cultura insere-se no dever do Estado previsto na Constituição Federal, que prevê que todos os cidadãos tenham direitos e deveres fundamentais, abrangendo também a população que ingressa no Sistema Penitenciário. Com isso, garante ao detento a volta ao convívio da sociedade, conforme a Lei de Execução Penal (LEP). A atividade tem o objetivo de promover ao reeducando momentos de lazer e conhecimento por meio do cinema e da arte. 

No pavilhão de vivência 01 e na sala de atividade do núcleo de aprendizagem, a psicóloga Ana Paula Nogueira Pereira realizou a atividade. No total, 59 reeducandas assistiram ao filme “Superação – O Milagre da Fé” que retrata uma história baseada em fatos reais do drama vivenciado por uma família. Durante um passeio o menino (John Smith) de 14 anos sofre uma queda e se afoga por mais de 15 minutos. Ao chegar ao hospital, John é considerado morto por mais de uma hora, até que seus pais ao lado de um pastor começam a orar para pedir que o menino sobreviva. A prece poderosa é responsável por um milagre inédito.

Ao finalizar o filme, foi realizada uma roda de conversa para o compartilhamento de pensamentos e de experiências pessoais de cada participante. Todas participaram ativamente da atividade e demonstraram-se satisfeitas com resultado. Com esses exercícios, é proporcionado às internas buscarem caminhos para a liberdade, reintegrando-se à sociedade com dignidade, valores e uma visão de respeito.

Publique um comentário