Últimas notícias
Notícias

Reeducandos da UPI recebem ação de saúde bucal

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Os reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) receberam ação de saúde bucal com o objetivo de prevenir doenças. A ação acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional. 

De acordo com a assessora de projetos da Umanizzare, Maria Domingas Printes do Carmo, no dia 20 de janeiro foi realizada a ação de saúde bucal “Prevenir para Sorrir” na Unidade Prisional. 

A dentista da unidade, Jucenilda Oliveira, explicou que a assistência de saúde ao reeducando deve ser feita em caráter curativo e preventivo, conforme estabelece a Lei de Execução Penal nº 7.210/84, artigo 14.

“Com o objetivo de prevenir as doenças da cavidade oral, foi feito aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada com o propósito de combater o desenvolvimento da cárie dental”, explicou Jucenilda Oliveira.

Segundo a dentista, na ação houve a participação de 75 reeducandos. “O flúor é o mais conhecido e possivelmente o mais utilizado no combate as cáries devido a afinidade com os minerais do esmalte dentário. Quando o flúor atinge o dente, o mesmo é absorvido pelo esmalte ajudando a repará-lo através da recomposição do cálcio e fósforo perdidos. Dessa forma, o flúor ajuda a impedir o processo de cárie e previne a cárie dentária”, ressaltou. 

A dentista explicou, ainda, que a escovação dental supervisionada tem o objetivo de orientar, estimular e criar hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.  

“Essa é de extrema importância, pois, além de prevenir, também combate o desenvolvimento da cárie dental, através da aplicação do flúor e escovação supervisionada”, afirmou a dentista.  

Para o reeducando Etiemerson de Souza Moura, o projeto é importante para “manter a boca saudável,  precavendo cáries e outras doenças”.

Publique um comentário