Os reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) receberam ação de saúde bucal com o objetivo de prevenir doenças. A ação acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.
De acordo com a assessora de projetos da Umanizzare, Maria Domingas Printes do Carmo, no dia 20 de janeiro foi realizada a ação de saúde bucal “Prevenir para Sorrir” na Unidade Prisional.
A dentista da unidade, Jucenilda Oliveira, explicou que a assistência de saúde ao reeducando deve ser feita em caráter curativo e preventivo, conforme estabelece a Lei de Execução Penal nº 7.210/84, artigo 14.
“Com o objetivo de prevenir as doenças da cavidade oral, foi feito aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada com o propósito de combater o desenvolvimento da cárie dental”, explicou Jucenilda Oliveira.
Segundo a dentista, na ação houve a participação de 75 reeducandos. “O flúor é o mais conhecido e possivelmente o mais utilizado no combate as cáries devido a afinidade com os minerais do esmalte dentário. Quando o flúor atinge o dente, o mesmo é absorvido pelo esmalte ajudando a repará-lo através da recomposição do cálcio e fósforo perdidos. Dessa forma, o flúor ajuda a impedir o processo de cárie e previne a cárie dentária”, ressaltou.
A dentista explicou, ainda, que a escovação dental supervisionada tem o objetivo de orientar, estimular e criar hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.
“Essa é de extrema importância, pois, além de prevenir, também combate o desenvolvimento da cárie dental, através da aplicação do flúor e escovação supervisionada”, afirmou a dentista.
Para o reeducando Etiemerson de Souza Moura, o projeto é importante para “manter a boca saudável, precavendo cáries e outras doenças”.