Últimas notícias
CDPM

Presídios do Amazonas receberão ações do Novembro Azul

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

As atividades visam promover a prevenção e o combate ao câncer de próstata, incentivando os homens a realizar o exame.

Durante todo o mês de novembro a Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em cinco unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoverá exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), testes rápidos ( HIV, Sífilis e hepatite B e C),  exposições com psicólogos para trabalhar a ansiedade, palestras com os profissionais de odontologia – sobre saúde bucal e atividades de educação física para ressaltar a importância dos exercícios para o bem-estar dos homens, em reforço a Campanha “Novembro Azul”, voltada para promover a prevenção e o combate ao câncer de próstata.  

A previsão é que ao menos 600 reeducandos divididos entre os presídios do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 1), Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), recebam algum tipo de atividade. 

Os exames PSA serão realizados pelos médicos e enfermeiros da Umanizzare em homens acima de 45 anos. Os resultados devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro. As atividades dentro dos presídios, incluem:  educação em saúde, discussão sobre estigmas relacionados aos exames de detecção do câncer de próstata e distribuição de material educativo e do laço azul símbolo da campanha, além de brindes após cada atividade. 

“Queremos reforçar a importância da campanha, ressaltando a preocupação da empresa em promover o bem-estar físico e social dos internos. O objetivo é trabalhar as emoções, a autoestima dos custodiados, com olhar especial para os homens com mais de 45 anos”, diz a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline. 

Agentes de ressocialização – Os agentes de ressocialização também receberão atenção especial sobre o câncer de próstata, por parte da empresa que emprega mais de 1400 colaboradores no Amazonas. 

“Eles são multiplicadores de informação e, da mesma forma que se dedicam, precisam ser valorizados. No sentido comportamental e técnico, essas atividades proporcionam integração entre eles, incentiva, valoriza e motiva”, acrescentou a gerente de RH da Umanizzare, Erika Borges.Novembro Azul – É o mês mundialmente dedicado à conscientização do câncer de próstata, a sexta doença mais comum entre todos os tipos de cânceres existentes, representando 10% do total de diagnósticos da enfermidade.  Entre os homens é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele.

Publique um comentário