Últimas notícias
Cursos e Palestras

Ipat promove curso de qualificação profissional para reeducandos

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O Instituto Penitenciário Antônio Trindade (Ipat) promoveu o curso de pedreiro de alvenaria, que vai contribuir para qualificação profissional dos reeducandos da unidade. A instrutora, Sônia Reis, ministrou a atividade, numa carga horária de 6 horas por dia, que somou em 100 horas no total. 15 detentos participaram dos exercícios. O curso aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

O curso foi realizado da seguinte forma: apresentação de alunos e professores, apresentação do plano do curso, metodologia de ensino aprendizagem e avaliações, conceitos básicos do curso e apresentação da bibliografia.

No curso, também foi abordado o trabalho em área de risco, as normas de segurança, zelo pela qualidade do serviço, manter se atualizado quanto às normas técnicas e de segurança, proatividade e cuidado do material de trabalho.

Nos conteúdos básicos ministrados pela instrutora Sônia Reis, estão: o nivelamento, alinhamento, esquadrejamento e prumo. Também teve a leitura e interpretação de projetos, como plantas e cortes.

Os detentos conheceram os materiais de construções, entre eles, aglomerantes, blocos e tijolos. Em seguida, conheceram as ferramentas, locação da obra, escavação da obra, fundação, viga baldrame, concreto, sapata corrida, alvenaria, revestimento, piso e contra piso.

Os detentos aprenderam, ainda, sobre a leitura e interpretação das normas, procedimentos técnicos, manuseio de ferramentas, preparação da superfície, elevação de alvenaria, ligação entre estruturas e alvenaria, confecção e colocação de vergas e contra vergas, paredes curvas, cunhamentos, confecção de ferramentas (pilar e vigas), revestimentos, pisos e acabamentos.

Publique um comentário