Últimas notícias
Notícias

Presos da UPI tem programação especial do dia dos pais em “O Pequenino”

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em cinco presídios do Amazonas, para atender os filhos dos reeducandos, o projeto “O Pequenino”, recebeu no mês de agosto uma programação especial de dia dos pais. 

Em Itacoatiara, onde o projeto acontece nos fins de semana, houve a antecipação das atividades para que as crianças pudessem participar dos festejos bem pertinho da data exclusiva. 

 Os pequenos e os pais se divertiram juntinhos por meio de atividades lúdicas, com jogos, livros infantis, lápis de cor, tintas guache, palitos de picolé e desenhos para colorir. A ação trouxe a alegria das crianças e por consequência dos pais, em um processo de ressocialização e uma nova ressignificação de valores.  

Outro diferencial que e contribui para o resgate do sentimento de pai dos reeducandos, na UPI, é a produção de brinquedos, que é feita pelos detentos. 

“O reeducando sai da ociosidade e ainda tem o prazer de brincar com o filho durante a visita, estreitando os laços e o vínculo familiar”, analisa a assistente social da Umanizzare, Ana Maria Bezerra, destacando que o projeto reduz o tempo de espera das crianças e ainda otimiza o tempo de cadastro dos familiares. 

O Projeto – Atualmente, todas as seis unidades cogeridas pela empresa possuem um local adequado para acolher às crianças em um ambiente colorido e recreativo, que em nada lembra as tensões habitual geradas no contexto do cárcere.

“A missão do Projeto O Pequenino, criado para atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o de proteger a infância, tornando as unidades prisionais menos traumática”, explica a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline.

Publique um comentário