Últimas notícias
Notícias

Presos e colaboradores passam por exames de sangue em Itacoatiara

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) localizada na Região Metropolitana de Manaus, realizou, nesta semana, a atividade de coleta de sangue para exames de diagnóstico e prevenção de doenças entre os reeducandos.

 A ação foi planejada por meio de um calendário de saúde realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Umanizzare Gestão Prisional, empresa cogestora da unidade, com o apoio da Unidade Básica de Saúde José Resk, e o Laboratório Central (LACEN), que disponibilizaram o material para a coleta e análise.

Os exames de sangue acontecem mensalmente, ou sempre que necessário, conforme indicação dos profissionais de saúde da unidade. Desta vez foram realizados exames de Hemograma, Triglicérides, Colesterol, Ácido Úrico, Glicemia, VDRL, Urina (EAS) e Fezes (EPF). 

Segundo a Enfermeira Graciane Fábio, os exames de sangue são importantes para identificar possíveis desordens e outras patologias. “Por meio desse tipo de exame podemos descobrir doenças que na maioria das vezes são silenciosas, como diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e até alguns tipos de câncer”, destacou a enfermeira.

Ainda segundo ela, a coleta não é somente para os internos doentes, e sim para diagnosticar cedo várias doenças e obter um tratamento rápido e eficaz. 

Após os testes laboratoriais, caso seja identificado algum tipo de doença, o interno terá o agendamento imediato com o médico. Os resultados dos exames devem ficar prontos em cinco dias.

Publique um comentário