Últimas notícias
CDPF

Presas do CDPF recebem curso de qualificação profissional em maquiagem

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

As internas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) estão recebendo qualificação profissional na área de estética. O curso de maquiagem teve início em maio (21) e deve ser concluído na segunda quinzena do mês de junho.

A capacitação profissional faz parte do “Projeto Lisbela”, desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão de seis unidades prisionais no Amazonas em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

As aulas práticas foram realizadas de forma dinâmica, entre as internas, com embasamentos teóricos e abordando técnicas de preparação de pele, antes e depois da maquiagem, limpeza facial, correção de sobrancelhas, aplicação de cílios postiços, maquiagem para uso diário, maquiagem para noite, além de maquiagens temáticas, como de festa junina.

Segundo a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde karoline, o estímulo a cursos profissionalizantes e noções de empreendedorismo estão sendo intensificados nas unidades prisionais. “Estamos promovendo, a inclusão de novos cursos e também o reforço das modalidades já existentes no sistema prisional. As atividades são essenciais para despertar interesses profissionais nas pessoas que estão custodiadas e para tirar o tempo ocioso”.

Além dos certificados de conclusão do curso, previsto para serem entregues no final do mês de junho, as alunas que participam do “Projeto Lisbela” também são beneficiadas com a redução da pena.

A gerente de operações, Maria Domingas Printes, ressalta que os cursos são focados em habilidades que possam promover autonomia e geração de renda. “Por meio dos cursos e atividades na unidade, as detentas acabam tendo uma chance de evitar o retorno ao sistema prisional. O objetivo maior é apresentar opções para elas terem sucesso e respeito produzindo produtos e serviços pelos seus esforços”, afirma a gerente.

Projeto Lisbela – O Projeto Lisbela foi criado em agosto de 2015 e consiste em um salão de beleza implantado na unidade prisional que tem o objetivo de profissionalizar as detentas e ajudar na recuperação da auto-estima de muitas outras. Hoje, estão instalados no local cadeira lavatório, espelheira, poltronas de cabeleireira, cadeiras para manicure, refrigeração, insumos, secador, chapinha, máquina de cortar cabelo, dentre outros equipamentos necessários.

As modalidades que são promovidas para as internas consistem em várias áreas da estética como corte e escova de cabelo, colorimetria, manicure e pedicure, depilação, cuidado com as sobrancelhas, maquiagem e penteados.

Publique um comentário