Últimas notícias
CDPF

Reeducandas do CDPF participam de projeto Remição pela Leitura

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Dezenove  reeducandas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) participaram do Projeto de Remição pela Leitura. A atividade acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

A atividade segue a recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição de pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura.

A metodologia aplicada na atividade é dividida em duas etapas: distribuição das obras a serem lidas no começo do mês, para as reeducandas residentes do Pavilhão ‘3’ e prova escrita e oral ao final do mês.

A atividade é realizada no Núcleo de Aprendizagem Profissional (NAP) e tem o objetivo de dar continuidade como parte da dinâmica prisional, incentivando o hábito da leitura como forma de conhecimento, favorecendo a mudança de comportamento à medida que ocupará seu tempo com uma atividade educacional, assumindo responsabilidade com prazos e com a qualidade de sua produção.

A atividade foi desenvolvida pelo setor de psicologia, representado pelo psicólogo da unidade Igo Felipe Almeida da Silva e com o apoio de projetos, Luciane Lopes. A avaliação escrita/oral foi realizada com o apoio do enfermeiro da unidade Anderson Viana Pompeu, o educador físico Cleverson Guimarães, que formaram a comissão avaliadora, responsável em avaliar o desempenho de cada reeducanda.

Os envolvidos com o projeto afirmam que a atividade de Remição pela Leitura – 2ª Edição – foi executada de forma satisfatória. “As reeducandas apresentaram comportamento adequado, discurso coerente com a situação, os livros foram devolvidos e todas as reeducandas aprovadas foram orientadas a dar continuidade na atividade na próxima edição”, disse o psicólogo.

A reeducanda Ruth Helena do Rosário Gomes, que participou pela primeira vez do projeto, ressaltou a importância da atividade, não só pela remição de pena, mas também, pelo conhecimento adquirido, pela oportunidade de ler um livro e o incentivo ao estudo.

Ruth Helena do Rosário é aluna da Escola para Jovens e Adultos Giovanni Figliuolo, que funciona dentro da unidade. A reeducanda disse que se sente motivada através desse projeto.

O psicólogo Igo Felipe Almeida ressaltou a importância do projeto e a dedicação das reeducandas. “É notório o esforço de cada uma, com algumas dificuldades em verbalizar sobre o conteúdo da obra literária, porém o resultado é satisfatório e a determinação delas é levada em consideração”, disse o profissional.

O Projeto Remição pela Leitura é uma atividade mensal e acontece ao final de cada mês.

Publique um comentário