Últimas notícias
Notícias

Reeducandos da UPI participam de projeto de remição pela leitura

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A edição do Projeto Remição pela Leitura foi realizada na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) na terça-feira (29), às 8h. O projeto contou com a participação de 11 reeducandos, os quais elaboraram resenhas críticas sobre a obra lida. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

A comissão organizadora do projeto de leitura foi formada pelos colaboradores da Unidade Prisional de Itacoatiara, entre eles, estava a psicóloga Patrícia Mendes, a auxiliar de saúde bucal Ernanda Azevedo, o dentista Jucenilda Oliveira, a assistente social Ana Maria Lima e o advogado Michel Alex Maia, que distribuíram as obras selecionadas.

Os reeducandos participantes do projeto receberam orientações da comissão organizadora de como elaborar uma resenha crítica, obedecendo aos critérios do relatório de leitura (estética, limitação ao tema e fidedignidade da resenha). A possibilidade de remir a pena por meio da leitura é uma realidade na Unidade Prisional de Itacoatiara.

De acordo com a Recomendação n° 44 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deve ser estimulada a remição pela leitura como forma de atividade complementar, especialmente para sentenciados, estimulando a educação e a profissionalização.

Para o advogado da Unidade Prisional de Itacoatiara, Michel Alex Maia, o conhecimento é uma ferramenta imprescindível para a evolução da sociedade, e no caso dos reeducandos o Projeto Remição pela Leitura acarreta, por meio dos livros, o conhecimento, dando um norte através da educação, para a ressocialização.

Para o reeducando Ivanildo Guimarães, o projeto é importante, pois pode aprimorar mais seu conhecimento através da leitura e viajar sem sair do lugar. “Além de me beneficiar com conhecimento, aprendizado e remição de pena”, ressaltou o reeducando.

Publique um comentário