Últimas notícias
Notícias

Presos de Itacoatiara passam por novos exames de saúde

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) realizou coleta de material para diagnóstico e prevenção de doenças, entre os reeducandos. Os testes acontecem periodicamente na unidade e foram realizados 12 tipos de exames, entre eles: Hemograma, Triglicérides, Colesterol, Ácido Úrico, Glicemia, VDRL, Urina (EAS) e Fezes (EPF).

Na UPI, onde estão custodiados aproximadamente 120 internos, as coletas vêm sendo feitas com o apoio do município, por meio de parceria com a Unidade Básica de Saúde José Resk e do Laboratório Central (LACEN), que disponibilizam o material.

De acordo com a gerente técnica da UPI, Maria Domingas Printes, os exames são complementares para ajudar no diagnóstico de doenças e na avaliação da saúde dos presos de uma maneira geral prevenindo anemia e infecções.

“Todos os reeducandos passarão pelos exames. Com os testes conseguimos trabalhar de forma preventiva, uma vez que com os resultados tem início o tratamento pontual e, caso necessário, é feito o agendamento imediato do reeducando com o médico”, afirma a gerente.

Os resultados são entregues individualmente aos internos e devem ficar prontos 15 dias após as coletas. Segundo a enfermeira da UPI, Graciane Fábio, é importante orientar os internos antes da realização dos exames, para deixá-los mais tranquilos sobre a necessidade  e os benefícios da prevenção.

O reeducando Marcelo Augusto Gonzaga, fez questão de participar da coleta de exames enfatizando, junto aos colegas de confinamento, sobre a importância de realizar os exames, uma vez que pode  identificar doenças e tratá-las com mais rapidez e eficiência.

Publique um comentário