Cursos e Palestras

Vinte e seis internos recebem certificação profissional em presídio de Itacoatiara

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Cerca de 26 reeducandos formaram-se em dois cursos profissionalizantes dentro da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). Uma parceria entre a Umanizzare Gestão Prisional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), possibilitou que 26 reeducandos recebessem a qualificação profissional em pintura predial e em barbeiro. Os certificados foram entregues, na última quarta-feira, aos internos durante cerimônia que contou com a representante do Ministério Público naquele município amazonense, distante 170 Km de Manaus em linha reta, Tânia Feitoza.

Dos 26 internos formados nos cursos profissionalizantes com carga horária de 60 horas, 14 concluíram o curso de pintura predial promovido pelo Cetam e 12 o de barbeiro, realizado em parceria com o Senac.

Também estiveram na entrega dos certificados a gerente do Senac, Sonja Dedas, o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, o gerente do Cetam, Rougles Falcão, e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara (Semed) e da Associação dos Artesãos de Itacoatiara.

“Queria dar os parabéns a Umanizzare pelo projeto que é muito bonito e que vai colaborar para inserção desses egressos, quando  no momento apropriado, saírem da unidade prisional e começarem uma nova vida, de ter uma profissão e ter o seu salário”, disse a promotora Tânia Feitoza ao entregar os certificados aos formandos dos cursos destacando que o Ministério Público vê essa iniciativa de forma muito positiva e que deveria ser estendida a outras unidades prisionais do país.

Para o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, a Umanizzare vem proporcionando a possibilidade dos internos se manterem quando estiverem em liberdade. “Foi muito gratificante nosso trabalho e a relação de parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a Umanizzare”.   

Em 2019 haverá uma nova grade de cursos programados para serem realizados na UPI. Segundo a gerente do Senac em Itacoatiara, Sonja de Barros, está definida a inclusão de qualificação em computação e na área de beleza.   

Dos reeducandos que receberam a certificação, o destaque foi  Bruno Monteiro. Ele recebeu um kit profissional de barbeiro para começar a profissão por ter sido o melhor aluno da turma. “Estou feliz e realizado pela oportunidade que nunca tive e que se abriu aqui dentro para fazer um trabalho honesto e ter as portas abertas lá fora”.  

O evento foi encerrado pela gerente técnica da UPI, Domingas Printes. Ela fez um agradecimento a todos os presentes e destacou que “a parceria é muito importante para o desenvolvimento das atividades de socialização com os reeducandos”, disse Domingas.

Publique um comentário