Últimas notícias
CDPM

Internos ensaiam repertório de músicas natalinas no CDPM

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Os reeducandos da Enfermaria Psiquiátrica do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) estão ensaiando as músicas que serão apresentadas nas festividades do fim ano para os parentes e colegas de confinamento.  

As aulas de música fazem parte de o projeto Harmonizar, desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e estão sendo ministradas aos 21  internos, uma vez por semana, desde abril  deste ano.

De acordo com o professor Miqueias Fernandes, a música exerce papel primordial na socialização, pois além de reforçar laços e vínculos afetivos, também estimula a memória e a criatividade dos apenados.

“As aulas são uma ruptura com a rotina de reclusão que eles vivem, pois há a necessidade de se expor socialmente, trocar impressões, atuar em grupo. Os reeducandos conhecem os diversos ritmos musicais e nem percebem que a finalidade do projeto é terapêutica”, explica o professor de música.

Os internos ensaiam com violão, teclado e microfones. Este ano, os desafios para as aulas do projeto Harmonizar foram maiores, uma vez que os próprios custodiados escolheram os ritmos que queriam aprender: bolero, samba, sertanejo, rock ou MPB, foram algumas opções disponíveis. E a escolha foi por canto no ritmo de bolero.

A gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline, acrescenta que as atividades de musicalização nas unidades atraem as atenções de muitos internos. “As aulas são muito atrativas, também ajudam a  tirar o tempo ocioso, favorecendo o processo de motivação, permanência e aprendizagem, sempre com foco na ressocialização e inserção dos reeducandos na sociedade”, ressalta a gerente.

Publique um comentário