Últimas notícias
Notícias

Espaço protege infância nos presídios

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Considerado pela justiça amazonense como um dos mais bem sucedidos programas de reinserção social, o projeto “O Pequenino” recebe a cada dia mais crianças dentro das penitenciárias do Estado. O ambiente mais apropriado tem levado pais e familiares a levarem a criançada, enquanto fazem o cadastro de visitas.

Diferente das outras unidades, quando o projeto é realizado durante o cadastramento da família em dias de semana, na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), município localizado a 170 km de Manaus, ele acontece aos sábados e domingos, das 8h às 11h. No mês passado, aproximadamente 40 crianças foram acolhidas pelo projeto com diversas ações lúdicas e pedagógicas, que em nada lembra as tensões comumente geradas no contexto do cárcere.

Conforme gerente técnica da UPI, Maria Domingas Printes, outro diferencial e que agrega valor emocional entre reeducandos e filhos, está no fato dos próprios internos produzirem os brinquedos como: carrinhos, helicópteros e unicórnios, tudo com materiais reciclados e disponibilizados pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Com os “reeducandos monitores” conduzindo o projeto, percebemos que se sentem mais responsáveis e com mais credibilidade junto aos familiares. As mudanças no comportamento deles são perceptíveis junto aos parentes e aos colegas de confinamento”, diz Domingas.

Para a assistente social Ana Maria Lima Bezerra e para a psicóloga Patrícia Mendes, o projeto protege a infância das crianças dentro da unidade, atendendo inclusive às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Elas se divertem, se expressam com mais facilidade. Além disso, “O Pequenino” proporciona atividades de estímulo a leituras infantis, de criatividade e imaginação por meio de  desenhos para colorir e brincadeiras lúdicas”, ressaltam as colaboradoras da UPI.

Projeto – “O Pequenino” foi idealizado pela Umanizzare em 2015. Atualmente, todas as seis unidades cogeridas pela empresa possuem um local adequado para acolher às crianças em um ambiente colorido e recreativo, sendo bastante elogiado pelos familiares, que antes temiam pela presença dos filhos nos presídios.

Publique um comentário