Últimas notícias
CDPM

Projeto forma músicos dentro das unidades prisionais

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Internos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) recebem na semana que vem certificados do curso de música, promovido pela Umanizzare, cogestora da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em seis unidades prisionais do Amazonas.

O curso faz parte do projeto Harmonizar, que promove a ressocialização e reinserção dos reeducandos na sociedade, por meio do aprendizado musical. Segundo o professor de música, Miqueias Fernandes, as atividades musicais contribuem para estimular a memória, a concentração e a criatividade dos internos pela linguagem artístico-musical.

“Os internos recebem instrumentos como violão e microfones para as aulas de canto. Este ano, temos um desafio ainda maior, porque serão os reeducandos que irão escolher o ritmo que querem aprender. Músicas evangélicas e religiosas ou MPB são algumas opções disponíveis”, explica o professor.

Os ensaios após a diplomação vão continuar. O objetivo é que no final do ano todos os alunos qualificados façam uma apresentação aos familiares, colegas de confinamento e colaboradores.

De acordo com a psicóloga do CDPM, Flávia Bueno, a música exerce papel primordial na socialização, pois além de reforçar laços e vínculos afetivos, também estimula a memória e a criatividade dos apenados.

“As aulas são uma ruptura com a rotina de reclusão que eles vivem, pois há a necessidade de se expor socialmente, trocar impressões, atuar em grupo. Além de aprenderem a tocar instrumentos e a usarem a própria voz como meio de expressão, os reeducandos conhecem os diversos ritmos musicais de diferentes épocas”, disse a psicóloga.

Publique um comentário