Últimas notícias
CDPM

Internos terão cursos de teologia

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) participarão do Curso de Teologia, promovido pela Umanizzare – Gestão Prisional Privada conjuntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Centro de Estudos Teológicos Brasileiro (CETEO). A iniciativa faz parte do planejamento estratégico de atividades ressocializadoras a serem oferecidas no Sistema Prisional durante o ano.

O Curso terá por objetivo principal, capacitar os reeducandos que já representam alguma congregação ou desenvolvem atividades de diferentes práticas religiosas no sistema prisional, para melhor atuarem no ministério pastoral, para o estudo e ensino bíblico e para o incentivo ao conhecimento teológico em diversos contextos sociais. Cerca de 20 reeducandos serão beneficiados por esta iniciativa inovadora.  Cada turma terá duração de duas semanas, com início nesta terça-feira, dia 21 de agosto. Espera-se que ao final do curso, os alunos formados e certificados, estejam preparados para atuarem como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções e, ainda, estejam plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo e aconselhamento pastoral.

De acordo com o Gerente Técnico da Umanizzare, Valter Sales, o curso exige do reeducando muito interesse pela leitura e pesquisa. “Além de estar disposto a fazer interpretações aprofundadas de textos sagrados, ele é preparado para dar aulas de religião e disciplinas ligadas à educação religiosa. Outra expectativa do curso, é que os reeducandos se transformem em multiplicadores, em agentes      promotores do evangelho”, explica Valter.

Segundo a Psicóloga Flávia Bueno, dentro das Unidades Prisionais, os reeducandos têm ligação respeitosa com a religião. Por isso, a maioria deles demonstram atitudes pacíficas e acabam participando das atividades religiosas. Os Presídios são abertos a todas as religiões, com práticas ecumênicas, que serão beneficiadas com os conhecimentos teológicos oferecidos.

Outro benefício que o Curso oferecerá, é a possibilidade de remição de pena. “A remição da pena é um instituto pelo qual se dá como cumprida parte da pena por meio do trabalho ou do estudo do condenado. Assim, pelo desempenho da atividade laborativa ou do estudo, o preso resgata parte da pena que lhe foi imposta, diminuindo seu tempo de duração na unidade prisinal”, informa a psicóloga.

A contagem de tempo será feita à razão de um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, seja atividade de Ensino Fundamental, Médio, inclusive profissionalizante, superior ou ainda de requalificação profissional, divididas, no mínimo, em três dias (um dia de pena a cada três dias de trabalho).

Publique um comentário