Últimas notícias
Notícias

Presos atuam como Agentes Promotores de Saúde

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Além de atuar junto à população carcerária,orientando outros internos, eles ainda têm a pena reduzida.

Internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) receberam novo treinamento para atuarem como “Agentes Promotores de Saúde” (APS). O curso profissionalizante foi ministrado pelos profissionais de saúde do estabelecimento, que passaram orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), doenças gengivais e suas consequências na saúde bucal.

“O papel dos APS´s é exclusivamente de apoio à equipe de saúde, tendo em vista que são exatamente estas pessoas que vivenciam as dificuldades e necessidades dos colegas de confinamento”, explica a gerente técnica da UPI, Domingas Printes.

“Os cursos capacitam o reeducando para que, após o cumprimento de sua pena, ele possa ter maiores chances de desenvolver-se no mercado de trabalho, e, consequentemente, diminuir a reincidência ao crime”, finaliza Domingas.

Segundo a enfermeira da UPI, Julli Janaína da Costa, a capacitação é bem vista entre os participantes e os demais internos por causa da troca de informação: “desta vez o nosso objetivo foi de conscientizar a população para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incentivando o uso do preservativo, que é fornecido aos nossos custodiados”, explica a enfermeira.

Para a cirurgiã-dentista da unidade, Tamiris Ferreira de Lima, esta ação tem a sua importância no fato de que o conhecimento repassado pode estimular aqueles que possuem alguma doença bucal a buscar o tratamento preventivo, e aqueles que não possuem a se manter saudáveis.

O Reeducando, Enilsomar Pena Lima, acredita que com a capacitação estará apto, não apenas para detectar possíveis doenças, mas, principalmente, poder ajudar com o seu aprendizado os colegas de confinamento.

Agente Promotor de Saúde – A figura do Agente Promotor de Saúde contribui com a promoção, prevenção e melhoria no atendimento curativo, auxiliando no processo de ressocialização e reinserção social dos participantes.

Remição de Pena – Além de se tornarem braço direito dos profissionais da saúde dentro dos presídios, os reeducados capacitados, podem ser beneficiados com a concessão da remição de pena; para cada três dias de trabalho, um dia a menos no presídio.

Plano Nacional de Saúde – O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário foi instituído através da Portaria Interministerial n°1777/2003 e introduziu a pessoa do Agente Promotor de Saúde dentro do Sistema Prisional como um equivalente ao Agente Comunitário de Saúde para atuar na Unidade Prisional, conscientizando e orientando os reeducandos quanto às principais doenças que acometem esta população.

Publique um comentário