Últimas notícias
Notícias

Presos da Unidade Prisional Do Puraquequara (UPP) recebem aulas de música

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Os reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), estão recebendo aulas de música. A unidade é a quarta, entre as sete, cogeridas pela Umanizzare Gestão Prisional, a receber o “Projeto Harmonizar” este ano.  

A principal finalidade do projeto criado e desenvolvido pela empresa é o de  resgatar a autoestima e a dignidade humana, aproveitando-se o tempo ócio dos(as) apenados(as) para cantar;  fazer música; experimentar e debater assuntos sobre temas músicas, e assim também promover a ressocialização e a consequente reinserção dos internos ao  convívio social.

Participam das aulas de música 22 reeducandos. Por três meses eles irão receber aula de canto e violão. As músicas têm ritmos diferenciados, rock nacional, sertanejo, entre outros.

“A educação musical permite ao ser humano um modo pleno de estar no mundo, buscando um equilíbrio entre a razão e o sensível, provocando reflexão, além disso,  com as aulas estabelecemos atividades que desenvolvem a linguagem musical e oral, juntamente com habilidades rítmicas, visuais, motoras, físicas e psicológicas dos  participantes”, explica o professor responsável pela aulas, Miqueias Fernandes.

As propostas de atividades –   Entre as aulas oferecidas aos reeducandos  estão a de Canto Coral; de Flauta Doce e Oficina;  e de Violão em grupo. As aulas acontecem semanalmente em cada unidade, com apresentações internas a cada etapa concluída do curso.

“Estes reeducando estão na segunda aula, e já  possível perceber o nível de habilidade de cada interno. Seguindo nosso cronograma, lá pela  décima primeira aula acontecerá o ensaio para apresentação final e a sequência de encerramento do curso, em data ainda a ser definida, com apresentação e confraternização”, informa o professor.

Publique um comentário