Últimas notícias
Notícias

Começa o ano letivo no sistema penal

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Seguindo o cronograma da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na próxima quinta-feira (15), tem início o ano letivo dos presos do sistema prisional do Amazonas, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e da cogestora das unidades prisionais, Umanizzare Gestão Prisional.

Na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), 49 internos já estão matriculados e aptos para começar o aprendizado. De acordo com a gerente técnica da unidade, Maria Domingas Printes, os internos matriculados foram divididos em cinco turmas, sendo duas de ensino médio, duas de ensino fundamental (nos turnos matutino e vespertino) e outra para alfabetização.

“Eu e o diretor da Seap, Antônio Enriques Cordeiro, conversamos com o prefeito municipal, ele prontamente nos apoiou, colocando professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ensinar os reeducandos. E eles estão bem empolgados com o retorno às aulas, e o mais legal, no sentido de oportunidade, é que desta vez, 14 dos selecionados, terão contato com o lápis e o papel pela primeira vez, são iletrados”, ressaltou Domingas.

A unidade possui 159 presos e costuma ter bom rendimento escolar.  A assistente Social do presídio, Ana Maria Bezerra, destaca os bons resultados alcançados: “temos presos que se destacaram em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL) e cursos de redações. A expectativa é que em 2018 a educação continue sendo um segmento forte aqui dentro”, afirmou a Ana Maria.

Parcerias – Além de Itacoatiara, todas as outras 19 unidades prisionais do Estado terão o ano letivo garantido em 2018.   Para o feito, foi firmado parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Não economizamos esforços para garantir a educação, o aprendizado junto aos reeducandos do Estado.  A Escola Municipal José do Patrocínio, que será a responsável pelo ensino fundamental dos presos e a Escola Estadual Berezith, a gestora do ensino médio regular”, explicou o secretário da Seap, coronel da Polícia Militar do Amazonas, Cleitman Coelho.

Publique um comentário