Últimas notícias
Notícias

Presos de Itacoatiara trabalham com atividades de autoconhecimento

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O programa “Espaço Terapêutico” é desenvolvido para tornar mais humano o ambiente carcerário, por meio da troca de informação, respeito e confiança entre os participantes.

De onde vem e para onde vai sua estrada?   Em que parte dela você está, hoje? Você pode seguir por outro caminho?  Estes foram alguns dos questionamentos trabalhados durante mais um encontro entre os reeducando da Unidade Prisional de Itacoatira (UPI), realizado no mês de janeiro, por meio do Programa Espaço Terapêutico, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional Privada.

De acordo com a gerente técnica da unidade, Maria Domingas Printe, os encontros são fundamentais, na medida em que auxilia os reeducandos a expressarem sentimentos, o que torna a convivência mais agradável durante o cárcere.

“Foi um mês de acompanhamento, de ações entre nossa equipe de psicólogos e assistentes sociais com os reeducandos, ora incentivando a leitura, ora a expressão corporal e a oratória como forma de acrescentarem qualidades que muitas vezes se encontram escondidas e adormecidas dentro deles”, disse Domingas.

A maioria das atividades foi conduzida pela psicóloga Patrícia Mendes Gonçalves. Ela ressalta a importância de trabalhar o programa com os internos: “Desta vez usamos como dinâmica a busca pelo autoconhecimento, uma análise e avaliação de como a pessoa tem conduzido sua vida. Vislumbramos junto com eles, barreiras e empecilhos que existem, assim como soluções para transpô-las. Foi muito gratificante, porque eles entenderam o exercício e chegaram a reflexões que futuramente serão primordiais para a vida lá fora”, acrescenta à psicóloga.

Para o reeducando, Valdely Azevedo, essa experiência foi enriquecedora. Segundo ele,  “ felizmente os sinais existem, temos opções de qual estrada pegar e descobri isso todas as vezes que participo desta ação.”, finalizou.

Publique um comentário