Últimas notícias
CDPM

Torneio de tênis de mesa movimenta o CDPM

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A partir desta terça-feira (6) até quinta (8) os internos da Enfermaria Psiquiátrica, do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), participam de um campeonato de Tênis de Mesa, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional Privada. Os melhores jogadores serão premiados com medalhas e troféus.

A competição é coordenada pela equipe de educação física, que tem a frente o professor, Alarack Rebouças da Rocha, e irá mobilizar 17 reeducandos, que hoje cumprem penas e fazem tratamento na enfermaria psiquiátrica.

O objetivo da competição é ressocializar com ações socioeducativas e atividades ocupacionais, dentro das unidades prisionais.

“Antes havia certa rejeição por parte dos internos. Eles preferiam ficar na deles, hoje os torneiros são vistos com bons olhos, todos querem participar e com isso melhoramos a relação dos reeducandos, por meio das atividades de liderança e do companheirismo,” explicou o professor.

Ainda segundo Alarack Rebouças, o esporte mantém uma relação direta com a saúde física e mental dos reeducandos. De acordo com o professor, as práticas esportivas são instrumentos poderosos para transformar o cotidiano do detento, ainda mais os que fazem uso de medicações psicotrópicas.

Para o reeducando Francisco Frank de Souza Guimarães, um dos primeiros a se inscrever no torneio, as atividades esportivas são importantes e se completam com as aulas de pintura.

“Temos atividades o dia todo, praticamente. Com isso superamos inúmeros desafios, que vão desde a questão da coordenação motora até manter nosso peso. Eu gosto muito e incentivo meus companheiros a participarem também”, ressaltou Francisco.

Publique um comentário