Últimas notícias
Notícias

Palestras preventivas alertam para os cuidados com a higiene bucal e automedicação no Compaj

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Os internos do Complexo Prisional Anísio Jobim (COMPAJ), no Km 8 da BR-174 (Manaus Boa Vista) receberão palestras preventivas sobre os cuidados com a saúde bucal e uso indevido de medicamentos. 

Seguindo a máxima de que prevenir é melhor que remediar, equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a cogestora das Unidades Prisionais, Umanizzare Gestão Prisional, promovem ações de saúde e qualidade de vida a população carcerária no estado.

Equipes de Odontologia e Medicina ministrarão palestras sobre a importância da escovação e higienização bucal para a prevenção de cáries, além dos riscos da automedicação. Atualmente o Compaj, abriga aproximadamente 980 detentos, em regime fechado.

“O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Nosso objetivo é orientar os reeducandos a assumirem a responsabilidade por sua própria saúde, evitando algumas doenças comuns e problemas como cáries, ausência de dentes e mau hálito, que podem acarretar em baixa autoestima no interno”, informou Antônio Ribeiro, gerente técnico do Compaj.

Durante as palestras, os presos receberão kits de higiene bucal –  escovas de dente, creme e fio dental.

Automedicação –     Os agentes prisionais, funcionários e parentes dos presos do Compaj também participarão das palestras.  De acordo com coordenador regional da Umanizzare, Valter Sales, a automedicação pode provocar intoxicações e dependência química. Segundo Sales, a rotina nas unidades é intensa e os colaboradores precisam receber assistência para estarem saudáveis no exercício da profissão.

“Na prática para cuidar dos reeducandos é preciso que família e os colaboradores, também estejam saudáveis e conscientes de alguns fatores de risco, como a automedicação. Essa mesma ação de informar, conscientizar, será repassada aos presos, nos pavilhões”, finalizou Valter Sales.

 

 

Publique um comentário