Últimas notícias
Notícias

Detentas participam de oficinas de artesanato para melhorar a renda familiar

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O Projeto Mãos Livres ensina reeducandas da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Regime Fechado, a trabalhar com EVA e Pintura em Tecido.

Uma das formas encontradas pela Direção da Penitenciária Feminina de Manaus junto com a Equipe Técnica, para elevar a autoestima, combater a ociosidade e facilitar o ganho de uma renda familiar extra as reeducandas, foi criar oficinas de artesanato por meio do Projeto Mãos Livres.

Atualmente, aproximadamente 20 reeducandas participam do Projeto. As oficinas são planejadas e desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a Umanizzare Gestão Prisional Privada, empresa cogestora das unidades prisionais no Amazonas, visando promover o processo de ressocialização da população carcerária, e, consequentemente sua reinserção na família e na sociedade por meio das capacitações que o projeto oferece.

Uma das participantes do Projeto é a reeducanda Erika Rego. Ela já participou das duas oficinas, e hoje participa como multiplicadora, motivando, repassando os seus conhecimentos e habilidades para as reeducandas que estão iniciando. “Ganhei uma expectativa de vida após a minha participação no projeto aqui dentro, me sinto útil em poder repassar o que aprendi. Além disso, sei que quando sair terei uma nova oportunidade de recomeçar”, afirma a reeducanda.

Os artesanatos confeccionados com EVA são os queridinhos das reeducandas pelo material ser de fácil acesso, barato e muito colorido, proporcionando a confecção de uma enorme variedade de produtos.

“As cores tendem a fazer o cérebro liberar substâncias positivas na corrente sanguínea, que desencadeiam sensação bem-estar e estimulam a criatividade.  Desta vez vamos trabalhar com EVA para enfeitar canetas e também decorar nossa Unidade, como por exemplo, as salas de enfermaria entre outras”, comentou a assistente social da Unidade, Jaqueline Lima.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, este Projeto tem um papel fundamental na rotina das internas, que podem transformar o tempo ocioso dentro da Unidade em novos aprendizados.

“O objetivo principal de iniciativas como essa, é desenvolver e estimular atividades que possam agregar conhecimentos necessários, para que as internas  utilizem quando retornarem à sociedade”, diz o secretário.

Remição de pena – De acordo com a Psicóloga Miscilene da Silva Lima, o Projeto Mãos Livres, além de oferecer uma atividade terapêutica por meio do ensino de técnicas modernas de arte, visa também a viabilidade comercial por meio da qualidade dos itens produzidos.

“Dessa forma, além de terem acesso a um trabalho que auxilia na quebra da tensão do ambiente prisional, as reeducandas são beneficiadas com remição de pena. A seleção das participantes é feita pelo serviço social”, de acordo com o interesse e necessidade individuais de cada reeducanda, finaliza a psicóloga.

Publique um comentário