Últimas notícias
Notícias

Projeto “Pequeninos”: Reeducandos confeccionam brinquedos com materiais recicláveis

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O Projeto “Pequeninos”, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Umanizzare Gestão Prisional, promove uma oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis dentro da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), o município a 176 quilômetros de distância de Manaus, vive um dia de festa e comemoração com os brinquedos que são construídos junto com as crianças que visitam seus familiares na unidade prisional.

Para confecções dos brinquedos os reeducandos utilizam garrafas PETs, papelão e papel emborrachado que é fornecido através de uma parceria Seap e Umanizzare. No projeto, além de promover a interação social, os reeducandos que participam da ação tem remição de pena.

De acordo com a assistente social, Ana Maria Bezerra, nas outras unidades prisionais, o projeto funciona no dia de visita, quando os familiares dos presos preenchem um formulário que autoriza a entrada na unidade prosional. Mas, no UPI, por não existir o mesmo costume, de os familiares não terem o hábito de levar as crianças no dia do cadastro, o projeto foi adaptado para o dia da visita.

“Pegamos dois reeducandos, um para cada dia de visita, que acontece nos sábados e domingos e trabalhamos com eles a reciclagem de material”, explica assistente social.

Ana comenta que os reeducandos trabalham com a elaboração desses brinquedos com as crianças. Ela explicou que o projeto, além de tirar a tensão das crianças pelo o que seria o cárcere, promove um projeto lúdico. A assistente social conta que o projeto comemorou um ano no mês de junho.

“Toda semana fazemos o acompanhamento desses reeducandos, nós passamos os materiais e acompanhamos as atividades que serão feitas no final de semana. Damos um direcionamento do que será trabalhando durante as atividades”, conta.

Publique um comentário