Notícias

Equipe técnica da UPI promove coleta de sangue em parceria com o SUS

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara tiveram acesso a procedimentos de coleta de sangue para realização de diversos tipos de exames. A ação foi articulada pela equipe técnica da área de Saúde da Umanizzare e pela Coordenação de Saúde Prisional da SEAP e realizada em parceria com o SUS. Foram coletados os seguintes exames: hemograma, colesterol, glicemia, ácido úrico, VDRL, EAS e EPF.

A enfermeira da Unidade, Elinilma Martins, afirmou que a coleta de sangue serve para avaliar a saúde de maneira geral e identificar possíveis desordens, como anemia e infecções. Para o Reeducando Anderson de Souza da Costa, a ação foi importante “para o bem estar e melhoria da vida, por que é um meio de tratamento”. Houve a coleta de oito tipos de exames em reeducandos e nove exames em colaboradores.

A Unidade contou com o apoio da Unidade Básica de Saúde III, que disponibilizou o material para a coleta. O Plano Nacional de Saúde prevê a inclusão da população penitenciária no Sistema Único de Saúde\SUS. O acesso dessa população às ações e serviços de saúde é legalmente definido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Execução Penal.

Publique um comentário