Notícias

Reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade se profissionalizam com Curso de Drywall

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Umanizzare Gestão Prisional, responsável pela gestão da unidade, promove formação profissionalizante para internos objetivando reinserção no mercado de trabalho

A fim de oferecer aos reeducandos de suas unidades uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, a Umanizzare Gestão Prisional promove cursos profissionalizantes que, além de ensinarem um ofício, dão direto à remição de pena. Foi neste sentido que o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) recebeu o curso de Drywall, finalizado no mês de julho; é o quinto realizado, em uma sequência que trouxe cursos de elétrica predial, instalação e manutenção de ar condicionado e bombeiro hidráulico.

Cerca de 20 internos participaram da formação, que foca não apenas em ressocializar por meio da promoção de novas perspectivas de vida fora do presídio. O objetivo, de acordo com integrante da equipe multidisciplinar da Umanizzare que ministrou o curso, Gianfranco Alves, é despertar nos reeducandos interesse pela área de conhecimento em que se identificam. Ele conta que o grande desafio do trabalho é ensinar o ofício levando em consideração os diferentes níveis de escolaridade dos reeducandos. “É necessário trabalhar com cada interno de forma individualizada para obter êxito no aprendizado. A intenção é que todos atinjam o mesmo patamar de conhecimento”, afirma Gianfranco.

Os alunos também foram incentivados a explorar sua criatividade para poderem se adaptar às diversas possibilidades de espaços e demandas de futuros clientes, além de oferecer um trabalho inovador para o mercado. Para o reeducando Eucilei Bruce dos Santos, a ação foi um incentivo para que ele e os colegas se profissionalizem também em outros cursos. ‘’As aulas práticas nos fazem trabalhar, sentir a necessidade de aprender algo novo e aguça nossa curiosidade’’, diz. Dentre os benefícios destacados por Eucilei, ocupar o tempo em algo produtivo é um dos quesitos mais importantes.

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Umanizzare fazem parte do projeto de Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP), que cria um espaço adequado para a realização deste tipo de ação. É constituído por uma atmosfera acolhedora, estruturada e organizada é criada para favorecer o processo de motivação, permanência e aprendizagem, sempre com foco na ressocialização, inserção e/ou reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho.

 

Publique um comentário