Humanizar

Internos do Anísio Jobim aprendem como planejar a família

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Unidade recebeu palestra, promovida pela Umanizzare, sobre temas como prevenção de gravidez indesejada e de infecções sexualmente transmissíveis

Os reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e seus familiares participaram da palestra Prevenção, Diagnósticos e Tratamentos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no dia 05 de julho. Na ocasião, os presentes foram informados sobre as medidas a serem tomadas para evitar essas doenças.

A ação, organizada pela assistente social Nádia Regina, ressaltou, ainda, a importância do planejamento familiar. Integrante da equipe técnica multidisciplinar da Umanizzare Gestão Prisional, gestora da unidade, Nádia conta que o objetivo é conscientizar a respeito dos temas em uma atividade dinâmica e envolvente para os participantes.

A assistente social afirma também que a condição socioeconômica dos internos imprime um peso maior na importância das orientações repassadas na palestra. “Considerando que a maioria dos reeducandos possui baixa renda, a ação é uma oportunidade para auxiliar os mesmos quanto ao planejamento da chegada de seus filhos, prevenção de gravidez indesejada nas companheiras e ISTs”, explica.

O reeducando Alexandre Tenório foi um dos participantes do evento, juntamente com sua esposa e filhos. Para ele, o momento serviu para adquirir conhecimento e tirar dúvidas. “Com a palestra, aprendi sobre como podemos administrar a família de acordo com a nossa condição financeira. Consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre precauções que impedem gravidez não planejada e doenças, foi muito marcante para a minha família”, garante.

Sobre o Projeto de Planejamento Familiar

O Projeto de Planejamento Familiar e Prevenção às IST´s e AIDS, proporciona aos reeducandos (as) e seus cônjuges momento de conhecimento, reflexão e esclarecimento quanto aos acessos e recursos disponíveis de métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde. Apresenta também os benefícios da Assistência Social, enfatiza a importância do Planejamento Familiar e Prevenção de IST´s/AIDS, e valoriza a importância da família como base para a construção de indivíduos em sociedade, mediante palestras e entrega de informativos.

 

Comments are closed.