Últimas notícias
Notícias

Projeto destinado para crianças é sucesso na Unidade Prisional de Itacoatiara

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Intitulado O Pequenino, o projeto oferece ambiente lúdico e brincadeiras para menores que acompanham seus responsáveis em visitas ao presídio e faz parte da ressocialização idealizada pela Umanizzare.

Os finais de semana do mês de junho foram cheios de diversão para as crianças que acompanhavam as visitas aos reeducandos da Unidade Penal de Itacoatiara (UPI). O projeto O Pequenino, desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária – Seap, oferece um ambiente com livros infantis, desenhos para colorir, giz de cera, lápis de cor, brinquedos artesanais, origamis e outros materiais, com o objetivo de proporcionar um espaço lúdico que amenize as tensões geradas no contexto carcerário.

Os internos Salmo Guedes e Edinilton Pacheco foram os responsáveis pelo monitoramento e condução das brincadeiras. A gerente técnica da unidade, Maria Domingas do Carmo, esclarece que ambos estavam capacitados para realizar as atividades com as crianças. “A assistente social da UPI, Ana Maria Bezerra, repassa o material de apoio a ser utilizado nos dias do projeto e a psicóloga Patrícia Mendes também os acompanha, sugerindo as brincadeiras e intervindo quando necessário”, explica.

O intuito é que os reeducandos pratiquem atos de cuidado com o próximo, processo que auxilia na reinserção na sociedade. Salmo afirma que, além de se beneficiar com a oportunidade de ocupar seu tempo na unidade, é gratificante lidar com os pequenos. “É muito bom ter a oportunidade de trabalhar com as crianças, já que nós também aprendemos com elas”, conta o reeducando.

Maria Domingas acrescenta que O Pequenino é um projeto bem-sucedido na UPI. “Mesmo lindando com o ambiente prisional, conseguimos ter uma atmosfera saudável para as crianças e percebemos que elas ficam contentes e aprendem a conviver socialmente uma com as outras”, relata.

Sobre o Projeto O Pequenino

O projeto, idealizado pela Umanizzare Gestão Prisional para as suas unidades, disponibiliza um espaço de acolhimento às crianças que acompanham seus familiares nos dias de cadastro e dias de visita. O objetivo é transformar o ambiente de espera e visita em um lugar de apaziguamento das tensões que são comumente geradas no contexto carcerário. Além disso, pretende fortalecer o vínculo familiar dos reeducandos, facilitando, assim, sua reinserção social.

Publique um comentário