Últimas notícias
Notícias

Projeto Remição pela Leitura conquista cada vez mais internos em Barra da Grota

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

 

Entre maio e junho, 50 reeducandos participantes do Remição pela Leitura da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) realizaram as avaliações escritas e orais do projeto. Aplicados pela equipe técnica multidisciplinar da unidade, os testes exigiam que os reeducandos preenchessem, em 15 minutos, dez questões para relatar sobre as histórias que leram.

Além da remição de pena, o projeto, implantado pela Umanizzare Gestão Prisional, tem o objetivo de proporcionar acesso à cultura e à educação. Para o integrante da equipe técnica multidisciplinar da UTPBG, Marcos da Graça, a leitura expande a visão dos reeducandos para novas experiências e perspectivas de vida. “Os internos relatam que, além de ver os livros como forma de conhecimento de outras culturas, a leitura auxilia no processo de escrita”, garante.

A atividade também contou com o apoio da colaboradora Jhislayne Rezende, que, assim como Marcos, nota que o número de participantes e interessados aumenta em cada edição do projeto. Marcos, satisfeito com o andamento do Remição Pela Leitura, avalia a ação. “Os reeducandos estão mais dedicados, se aprofundando nas histórias. Alguns até pensam em escrever algo novo ou uma autobiografia”, revela. Os resultados das avaliações feitas também comprovam o interesse, visto que, de acordo com Marcos e Jhislayne, os avaliados da UTPBG demonstraram evolução na capacidade de interpretar e expressar o que leram nas obras.

Sobre o Remição Pela Leitura

O projeto Remição pela Leitura distribui livros, previamente selecionados pela equipe técnica, com avaliação escrita e oral, atendendo a metodologia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelecida na Recomendação nº 44/2014, viabilizando a remição de quatro dias da pena, a cada livro e resenha/relatório de leitura de obras devidamente lidas e avaliadas. O trabalho realizado pela Umanizzare Gestão Prisional, que administra a UTPBG, também é previsto na Lei n.7210/84 de Execução Penal (LEP).

Publique um comentário