Últimas notícias
Notícias

Quinta edição do Planejamento Familiar é realizada no COMPAJ

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

No dia 09 de dezembro foi realizada a 5º Edição do Planejamento Familiar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com os reeducandos do regime fechado masculino. A atividade, promovida pela equipe do serviço social, foi realizada no espaço da brinquedoteca e contou com a presença de familiares, reeducandos e colaboradores.

 

Planejamento Familiar no COMPAJ
Planejamento Familiar no COMPAJ

Na ocasião, foi destacada a importância do planejamento familiar para prevenção de uma gestação não planejada. O objetivo foi estimular os participantes a pensar sobre o assunto e desenvolver alternativas para os problemas apresentados. Foi aberto espaço para que os participantes expusessem suas dúvidas sobre o tema, o que gerou interação à atividade e o enriquecimento pela troca de experiências de vida de reeducandos e seus familiares.

O Estado Brasileiro, desde 1998, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais. Já em 2007, foi criada a Política Nacional de Planejamento Familiar, que incluiu a distribuição de camisinhas e a venda de anticoncepcionais, além de expandir as ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva. Em 2009, o Ministério da Saúde reforçou a política de planejamento e ampliou o acesso aos métodos contraceptivos, disponibilizando mais de oito tipos de preventivos em postos de saúde e hospitais públicos.

Comments are closed.